domingo, 3 de maio de 2009

entrevista com Suzie Orbach

Dia desses, entre uma tarefa doméstica e outra, comecei a prestar atenção numa entrevista na Globo News com a psicanalista britânica Suzie Orbach sobre seu livro "Bodies". Entre outras coisas ela falou sobre:
- o fato de um probleminha pequeno no corpo desencadear um trauma mental muito grande;
- o fato de pessoas gordas concluirem que se o seu corpo fosse mais magro e bonito todos os demais problemas das suas vidas (incluindo aqueles problemas nada relacionados com o corpo) seriam resolvidos ou melhor, nem existiriam.

Ela falou também sobre um paciente que não se identificava com o corpo que tinha, não gostava mesmo do seu corpo, e por isto queria amputar as duas pernas.

Em resumo, a autora discutiu a tão atual "cultura do corpo", na qual em nome da beleza se inflam seios e bundas, próteses são colocadas nas pernas de japonesas para que fiquem mais altas (e assim, mais parecidas com as ocidentais), fotos de modelos são corrigidas umas 100 vezes antes de serem publicadas em revistas, etc, etc, etc...

Mas há um lado bom nesta história: o fato de se estar descontente com o próprio corpo ou seja, o fato de não se ter aquele corpo saradão, no fundo, vira dinheiro nas mãos das fábricas de cosméticos, das revistas, das clínicas de cirurgia plástica, de spas e tratamentos revolucionários para a perda de peso, enfim...Deprimente....

Um comentário:

  1. A cultura do corpo movimenta a economia e deturpa mentes. É profundamente lamentável.
    Mas ainda assim tenho minhas neuras!

    ResponderExcluir